1O projeto Lusco-Fusco tem como principal objetivo contribuir para a Inclusão das Comunidades Ciganas do Concelho de Faro, através de atividades que visam a redução do absentismo e a promoção do sucesso escolar de crianças e jovens da Comunidade Cigana e a promoção da participação cívica, da cidadania ativa, do diálogo intercultural e da aceitação mútua entre crianças e jovens ciganas e não ciganas. |
2Apesar de viverem há mais de 5 séculos em Portugal, só partir de abril de 1974 os ciganos portugueses passaram a ser reconhecidos perante a lei como cidadãos. Mais de 40 anos passados, continua a verificar-se um profundo fosso entre as condições de vida de muitas pessoas ciganas, quando comparadas com os restantes cidadãos portugueses. A população cigana do distrito de Faro, é a quinta maior Portugal (2614), sendo o Concelho de Faro um dos 10 a nível nacional com maior número de residentes ciganos (559) - ENEC 2016. O índice de risco de exclusão Infantojuvenil (2015), é alto para o Concelho de Faro e os resultados obtidos no teste do Instrumento de Avaliação Psicossocial de Crianças e Jovens (IARPS-CJ) aos participantes do Projeto Lusco-Fusco, indicam um nível de risco elevado para as áreas "Risco Escolar" e "Fatores da Comunidade", na ordem dos 80% e 91,7%, respetivamente (Lusco-FuscoE7G). |
3Apesar do trabalho desenvolvido, tanto pela escola, como por anteriores projetos Escolhas, as taxas de absentismo, insucesso e abandono escolar precoce de crianças e jovens ciganos são ainda bastante elevadas. É também patente a fraca participação cívica e cidadania ativa por parte das comunidades ciganas, bem como a segregação cultural e permanência de estereótipos culturais e intolerância mútua entre ciganos e não-ciganos. |
Atividades
Educação
Ao nível da Educação, o projeto pretende encontrar soluções alternativas de modo a inverter a situação atual, assim como continuar a intervenção feita através do Lusco-Fusco E7G. As taxas de absentismo elevadas a par da inexistência de competências adquiridas ao nível da creche e do préescolar (tais como a motricidade fina) e da falta de estímulos familiares para a leitura e a escrita, geram grandes dificuldades nos primeiros anos de escolaridade que se repercutem no insucesso escolar persistente a partir do 4.º ano (uma vez que até lá as reprovações de ano geralmente só acontecem por excesso de faltas). Neste sentido, o projeto propõe a realização de atividades de mobilização para a Escola (Flautista Mágico), o trabalho dentro da escola, em par pedagógico com o professor de apoio, como forma a combater o insucesso escolar, criando condições para que as competências básicas sejam adquiridas e usando as tecnologias de informação e comunicação como reforço (DigitAlmente). Também a criação de atividades de capacitação nas áreas digitais nas comunidades ciganas e atividades de formação certificada e não certificada nas áreas das tecnologias de informação e comunicação (DigitArte e FormArte). Serão ainda articuladas estratégias de promoção do sucesso e combate ao absentismo, através da mediação Escola-Famílias e do encaminhamento para respostas adequadas sempre que necessário (GASF). Dinamização Comunitária - Participação e Cidadania
Ao nível da Dinamização Comunitária, Participação e Cidadania pretende-se promover a participação cívica e a cidadania ativa, sobretudo das crianças e jovens ciganas, e o diálogo intercultural e da aceitação mútua entre crianças e jovens ciganas e não-ciganas, recorrendo a metodologias de Educação Não-formal e a atividades de caráter experiencial, tais como simulações, jogos, torneios, entre outros, envolvendo a arte e o desporto. Utilizaremos, entre outros, os recursos ToolBox Escolhas “Eu Consigo”, “Brincas?”, “Mitos e Verdades Sobre igualdade de Género” (ParticipArte). As Assembleias de Jovens serão momentos de reflexão conjunta, sonho, planeamento e avaliação de atividades (ParticiPArte). A implementação de algumas destas estará a cargo das crianças e jovens que poderão dinamizar ações entre pares ou dirigidas à comunidade em geral, de forma a combater estereótipos e a promover o empoderamento. Nas férias haverá a descoberta de outros cenários do Concelho em colónias partilhadas com crianças de outros bairros e escolas, também outros momentos lúdico-pedagógios (ExpressArte). Sessões Formativas/informativas
O projeto prevê ainda a dinamização de sessões de caráter formativo ou informativo, dirigidas a agentes educativos, técnicos e auxiliares, a familiares ou à população em geral. |
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