O projeto foi concebido com o desejo de reforçar o papel das escolas e da comunidade na promoção da cidadania ativa e da educação cívica. O envolvimento cívico dos jovens e o papel do sistema escolar no desenvolvimento da cidadania ativa tornou-se cada vez mais urgente nos países da União Europeia. Verifica-se, sobretudo entre os jovens, que a confiança numa cultura democrática e inclusiva é ameaçada pela persistência de desigualdades que se expressam também na gestão do poder de decisão. Contudo, as escolas podem desempenhar um papel de liderança na inversão desta tendência, criando um espaço democrático aberto, propício ao desenvolvimento de maiores níveis de participação. Para tal, o projeto visa apoiar professores, alunos e famílias através de um percurso educativo que não se centra apenas na aquisição de competências, mas na construção de um modelo integrado de educação e participação cívica que trabalhando a nível individual, comunitário e institucional cria um espaço cívico inclusivo e de qualidade para a comunidade educativa. Pretende-se que este espaço seja capaz de incentivar os jovens a experimentar verdadeiros processos participativos e de tomada de decisão a nível local, aumentando a sua autoconfiança, cidadania ativa e o seu sentimento de pertença à comunidade.
Envolvendo 4 países (Bélgica, Itália, Grécia e Portugal), tem como objetivo promover as competências sociais e cívicas dos jovens, reforçando a centralidade da escola e da comunidade em que esta se insere e com a qual interage. Em particular, trabalhar para construir um modelo de participação cívica inclusiva capaz de envolver diferentes agentes da escola e da comunidade. |